Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Saiba como deixar de fumar

No Dia Mundial do Não Fumador, o Correio da Manhã foi ver como são as consultas de cessação tabágica a que muitos fumadores recorrem para deixar o vício.
17 de Novembro de 2013 às 19:03
No Dia Mundial do Não Fumador o Correio da Manhã foi ver como são as consultas de cessação tabágica a que muitos fumadores recorrem para deixar o vício.

O tabaco é um vício que mata mais de 650 mil pessoas por ano na União Europeia (UE). Só em Portugal, estima-se qua haja mais de dois milhões de fumadores. No entanto, são muitos os fumadores que tentam mudar de vida para evitar problemas de saúde e poupar dinheiro. Uma luta difícil que, por vezes, precisa de ajuda especializada, algo além dos tradicionais fármacos e cigarros eletrónicos.

As consultas de cessação tabágica, onde o doente tem um acompanhamento personalizado por parte de um médico e um enfermeiro, é uma das ajudas. No final do artigo pode ver como se desenrolam as consultas de cessação tabágica no Hospital Amadora Sintra, dirigidas pela pneumologista Cecília Pardal.

PORTUGUESES ENTRE OS QUE MAIS RECORREM ÀS TECNOLOGIAS PARA DEIXAR DE FUMAR

A Comissão Europeia lançou, em 2011, a campanha ‘Os Ex-fumadores são Imparáveis' com o objetivo de incentivar o abandono do vício do tabaco. No âmbito da campanha criou-se o iCoach, uma aplicação gratuita para iPhone e Android que ajuda a deixar de fumar e está disponível em todas as línguas. Dois anos depois, Portugal é o quarto país que mais utiliza a ferramenta digital. Na UE mais de 400 mil pessoas estão registadas.

"As pessoas estão bastante satisfeitas porque têm de fazer um diário onde registam o que fumam e podem partilhar experiências com outros fumadores", explica a pneumologista e responsável pelas consultas de cessação tabágica no Hospital Amadora Sintra, Cecília Pardal, ao Correio da Manhã.

Além do cancro do pulmão, as doenças renais obstrutivas crónicas e as doenças crónicas respiratórias são os problemas mais comuns entre os portugueses provocados pelo tabaco, segundo o presidente da Fundação do Pulmão, Teles de Araújo.

"Há noção dos perigos do tabaco, mas ainda há um grande caminho a percorrer para as pessoas se sensibilizarem", acrescentou o Presidente da Fundação do Pulmão ao CM.

Dia Mundial do Não Fumador fumar consultas de cessação tabágica tabaco vício União Europeia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)