Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Samuel a recuperar

Samuel – o menino moçambicano que, em Outubro de 2003, sofreu uma mutilação genital – foi sujeito a uma operação para a reconstrução do órgão sexual a 12 de Junho e teve alta do Hospital D. Estefânia ontem de manhã.
11 de Agosto de 2009 às 00:30
António Alves acompanhou ontem Jorge Luís e Samuel, após a alta
António Alves acompanhou ontem Jorge Luís e Samuel, após a alta FOTO: João Cortesão

Segundo o seu pai, Jorge Luís, a intervenção cirúrgica, assim como o processo de recuperação, foi um sucesso. "Correu tudo muito bem. O Samuel não vai necessitar de mais nenhuma operação. Apenas terá de fazer um penso de oito em oito dias, durante seis meses." Emocionado, deixa um desabafo: "Sinto-me muito feliz porque o meu filho está curado e vai poder fazer filhos como os outros."

Apesar de garantir que o processo de recuperação "foi um pouco difícil", Samuel está feliz por poder voltar a sonhar. "O que mais quero é voltar a estudar. Quero ser polícia de trânsito", confessou, entre sorrisos.

Para António Alves, que acolheu pai e filho durante quatro meses, não há recompensa maior do que a recuperação do jovem. Como tal, deixa no ar a possibilidade de acolher mais duas crianças no final deste ano. Com a viagem de regresso a Moçambique marcada para quinta-feira, fica o sentimento de eterna gratidão. "Vou pensar sempre nas pessoas que nos ajudaram porque são a família do coração", disse Jorge Luís.

APONTAMENTOS

FEITIÇARIA

Em Outubro de 2003, Samuel ia a caminho da escola quando foi atacado por dois homens, que lhe cortaram parte do pénis para um ritual de feitiçaria.

PRIMEIRA CIRURGIA

A primeira intervenção cirúrgica realizou-se em 2005 no Hospital D. Estefânia, quando o jovem tinha dez anos.

RECONSTRUÇÃO

Em Abril de 2009, Samuel regressou a Portugal, acompanhado pelo seu pai, para realizar exames e ser submetido a uma operação para reconstrução do órgão sexual.

ANIVERSÁRIO

O jovem moçambicano comemorou os seus 15 anos no dia 13 de Maio, já em Portugal. Junto do pai e da família que o acolheu, Samuel teve direito a uma grande festa.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)