Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Santiago do Cacém: Nafta e lamas derramadas nas ruas

As operações de remoção da nafta e lamas oleosas derramadas em várias ruas da cidade de Santiago do Cacém, que estão a ser limpas, devem terminar "ao fim da tarde", assegurou esta sexta-feira o presidente do município.
10 de Agosto de 2012 às 10:04
Nafta, derrame, lamas, limpeza
Nafta, derrame, lamas, limpeza FOTO: Agência Lusa (foto de arquivo)

O autarca Vítor Proença explicou que os trabalhos estão "praticamente concluídos" e que, esta manhã, "já só está cortado ao trânsito um troço" de estrada.

"Ainda continuam, aí, as operações de limpeza, porque estivemos a lavar a Rua Egas Moniz, que era a última que faltava, e ainda se tem que proceder à varredura", frisou.

O incidente aconteceu ao final da tarde de quinta-feira, quando um camião de transporte de lixo industrial perigoso derramou nafta e lamas em várias ruas da cidade alentejana.

O responsável pela Protecção Civil Municipal, Fernando Dinis, descreveu à Lusa que o camião de transporte de resíduos industriais perigosos deixou cair as lamas e nafta por falta de acondicionamento.

Trata-se de lixo produzido pela indústria petroquímica de Sines e que está depositado em aterro, há décadas.

O material está a ser retirado do local, tendo como destino final a incineração num dos centros de tratamento de resíduos industriais perigosos da Chamusca.

O derrame verificado deixou indignado o presidente Vítor Proença que, logo na quinta-feira à noite, anunciou à Lusa que vai participar o caso ao Ministério Público.

"Devem ser imputadas responsabilidades civis e criminais", sustentou, vincando tratar-se de "matéria viscosa que entra no sistema pluvial", pelo que "é um risco tremendo".

Os resíduos, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal, foram derramados na via pública numa extensão de três quilómetros.

À população, a Protecção Civil Municipal recomendou o fecho de janelas, dado os maus cheiros, não tocar nos resíduos e não circular nas ruas atingidas pelo derrame.

Nafta derrame lamas limpeza
Ver comentários