Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Sindicato dos Jornalistas pede esclarecimentos à ERC sobre registo de 'sites' de desinformação

Em causa está o registo de um 'site' que se apresenta como "jornal diário 'online'", mas que não tem qualquer jornalista.
Lusa 28 de Janeiro de 2020 às 20:32
ERC
ERC FOTO: Helena Foncini
O Sindicato dos Jornalistas (SJ) pediu esclarecimentos à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) sobre o registo de 'sites' "de desinformação e propaganda como informativos", foi divulgado esta terça-feira pela estrutura, numa nota de imprensa.

No mesmo comunicado, o SJ defendeu que a ERC, enquanto regulador do setor da comunicação social, "tem especial responsabilidade no combate à desinformação, devendo zelar por uma informação fidedigna e de qualidade".

O sindicato referiu, na nota de imprensa, uma notícia de segunda-feira do Diário de Notícias, segundo a qual a ERC terá registado como "publicação periódica de informação geral" um 'site' que se apresenta como "jornal diário 'online'", mas que não tem qualquer jornalista e é um dos 47 'sites' sob vigilância no projeto "Monitorização de propaganda e desinformação nas redes sociais", do MediaLab do ISCTE/Instituto Universitário de Lisboa.

"No atual contexto comunicacional, o SJ considera que é imperioso tratar de forma diferente o que é diferente e tudo fazer para não contaminar o jornalismo e a verdade dos factos com conteúdos falsificados e manipulados para fins ideológicos duvidosos", afirmou a direção do SJ.

Na segunda-feira, a ERC disse à agência Lusa que o registo do 'site' Notícias Viriato como media "cumpriu as exigências legais necessárias".

Entretanto, também na segunda-feira, o BE requereu a audição urgente do Conselho Regulador da ERC para esclarecer "o registo de 'sites' de desinformação como órgãos de comunicação social fidedignos".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)