Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Sintomas de endometriose desvalorizados durante anos

Dor incapacitante na menstruação é o sintoma mais comum.
Cláudia Machado 29 de Abril de 2017 às 09:33
A carregar o vídeo ...
Sintomas de endometriose desvalorizados durante anos
"É normal", "todas as mulheres têm dores durante a menstruação", "tens de te aguentar" ou "toma um analgésico que isso passa". Estes são apenas alguns dos comentários que muitas mulheres que sofrem de endometriose ouviram durante anos, repetidas vezes sem conta, até que chegaram ao diagnóstico. Mas os sintomas não passam e, sem tratamento, tendem a agravar-se.

A endometriose "é uma doença crónica benigna que se caracteriza por um crescimento de tecido endometrial fora do do local habitual, que é a cavidade uterina", explica ao CM Fátima Faustino, responsável do Centro Especializado em Endometriose do Hospital dos Lusíadas, em Lisboa. Pode afetar outros órgãos e os sintomas mais frequentes passam pela dor menstrual intensa e incapacitante, dor nas relações sexuais, dor retal e desconforto na bexiga. "Nem sempre a doença é valorizada, o que implica atrasos no diagnóstico", alerta a especialista.

Entre as dores e a falta de compreensão, há mulheres que têm no diagnóstico um momento de alívio. "Foi uma notícia fantástica e fiquei feliz. Até aí, chamaram-me doida e os médicos diziam-me que não tinha nada, que era psicológico, entre outras justificações", recorda Susana Fonseca, presidente da MulherEndo, que teve de ser submetida a uma histerectomia (remoção do útero).

Mãe com doença aumenta probabilidade
"Sabemos que uma mulher cuja mãe ou irmã tem endometriose apresenta seis vezes mais probabilidade de desenvolver endometriose do que as mulheres em geral", afirma Fátima Faustino, especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Situações que implicam uma maior exposição ao estrogénio, como uma primeira menstruação precoce, menopausa tardia, obesidade ou o adiar da primeira gravidez, também são fatores de risco.
Tecido endometrial endometriose desvalorização cavidade uterina desenvolvimento tratamento mestruação
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)