Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Sinusite causa dor e bloqueio ao respirar

Com a chegada do frio e da humidade, a inalação de partículas nocivas pode espoletar inflamações.
João Saramago 16 de Novembro de 2019 às 01:30
Sinusite
Sinusite
Sinusite
Sinusite
Sinusite
Sinusite
A poluição é um dos fatores que pode espoletar a infeção nasal, designada por sinusite. A chegada do frio e da humidade associados à circulação de partículas nocivas poluentes podem também espoletar uma inflamação capaz de provocar uma sinusite.

Em Portugal, uma em cada quatro pessoas (2,5 milhões) sofre desta infeção que é originada por vírus, bactérias ou fungos.

A inflamação ocorre nos seios perinasais, cavidades revestidas por uma membrana mucosa idêntica à das fossas nasais, que existem nos ossos da cara que rodeiam o nariz e que comunicam através de pequenos orifícios com as fossas nasais.

Estas cavidades produzem muco, que é drenado pelo nariz e cuja função é proteger as vias respiratórias. O contacto com elementos agressivos existentes na poluição atmosférica promove a inflamação. O resultado é os seios perinasais ficarem bloqueados com a acumulação de muco, uma situação que provoca infeção e dor.

Além de partículas poluentes nocivas são também causas de sinusite o pó doméstico, os pólenes e os pelos dos animais.

Os riscos podem também existir na gripe, traumatismo de nariz ou mudança brusca de pressão associada ao voo e mergulho.

Sprays nasais com uso limitado
A utilização de sprays nasais para evitar a sinusite deve ser feita por curtos períodos de tempo. O ato de assoar deve ser delicado, para evitar que as secreções possam subir em vez de descerem.

PORMENORES
Infeção de 4 semanas
A sinusite pode ser aguda, quando dura menos de quatro semanas, ou crónica, quando se estende por um período maior. O tratamento é importante porque as lesões podem obrigar à correção dos seios perinasais por cirurgia.

Febre, fadiga e tosse
Os sintomas da sinusite são diversos: febre, fraqueza, fadiga, tosse e congestão nasal. As cefaleias são comuns e pode ocorrer redução do paladar e olfato e mau hálito. É também sentida dor no nariz e dentes.
saúde ciência e tecnologia sinusite
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)