Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Sismo de magnitude 3,1 registado a seis quilómetros de Arraiolos

Tremor de terra foi sentido às 04h15 desta quinta-feira.
Lusa 1 de Fevereiro de 2018 às 06:30
Sismo de magnitude 3,1 sentido a seis quilómetros de Arraiolos
Sismo
Sismo
Sismo
Sismo de magnitude 3,1 sentido a seis quilómetros de Arraiolos
Sismo
Sismo
Sismo
Sismo de magnitude 3,1 sentido a seis quilómetros de Arraiolos
Sismo
Sismo
Sismo
Um sismo pequeno de magnitude 3,1 na escala de Richter foi registado esta quinta-feira na Rede Sísmica do continente às 04h15 e teve epicentro perto de Arraiolos, distrito de Évora, segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera. 

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o sismo, que teve epicentro 6 quilómetros a nordeste de Arraiolos, foi sentido mas não causou quaisquer danos materiais ou pessoais.

A 15 de janeiro, um sismo de magnitude 4,9 na escala de Richter foi registado nas estações da rede Sísmica do Continente às 11h51 com epicentro a cerca de seis quilómetros a Norte-Nordeste de Arraiolos, no distrito de Évora.

O tremor de terra foi sentido em Portugal continental, nomeadamente em vários concelhos do Alentejo.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

O Instituto recorda que a localização do epicentro de um sismo "é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas", lembrando que "agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes".

"Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação", acrescentou.


Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)