Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Site desvenda crimes cibernéticos

Portugal é o sexto país do Mundo com maior número de computadores infectados por vírus, segundo o relatório da Microsoft ‘Security Intelligence Report’. Com o objectivo de sensibilizar os portugueses para os riscos informáticos, a Panda Security acaba de lançar um site sobre os casos mais mediáticos de cybercrime. O primeiro ficheiro a ser desvendado é um botnet chamado Mariposa, que infectou 13 milhões de computadores em 190 países, dos quais mais de 49 mil em Portugal.
6 de Junho de 2010 às 00:30
Computadores estão vulneráveis
Computadores estão vulneráveis FOTO: Natália Ferraz

O Mariposa realiza cópias não autorizadas de si próprio em computadores infectados e envia mensagens pelo MSN Messenger para infectar outros PC. Pode roubar todo o tipo de informação, incluindo dados bancários, nomes de utilizadores e passwords. "A rede Mariposa foi desmantelada muito recentemente em Espanha", explica ao CM Francisco Leitão, responsável da Panda Security.

Entre as vítimas incluíam-se mais de metade das mil maiores empresas a nível mundial. Os criminosos conseguiram acesso a dados pessoais e financeiros de 800 mil utilizadores em 190 países. “Os hackers costumavam vangloriar-se de ter entrado em determinado sistema. Esse tempo passou. Hoje os cybercriminosos querem ganhar dinheiro”, comenta Francisco Leitão.

O Mariposa era operado a partir de Espanha. Uma acção conjunta da Panda Security, Guardia Civil Espanhola e Defence Intelligence, empresa com sede no Canadá especializada em protecção de informação, permitiu desmantelar a rede. Em Março foram detidas três pessoas – os ‘botmasters’.  

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)