Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Só 8% dos médicos receita remédios

Apenas oito por cento dos médicos de família receitam medicamentos para deixar de fumar, apesar de a Direcção-Geral da Saúde defender que é nas consultas de medicina geral que deve ser feita a primeira abordagem para ajudar os consumidores de cigarros a deixar o vício.
17 de Novembro de 2008 às 00:30
Mesmo acompanhados em consulta, apenas um quarto dos fumadores consegue parar de fumar
Mesmo acompanhados em consulta, apenas um quarto dos fumadores consegue parar de fumar FOTO: direitos reservados

De acordo com a consultora IMS, com base em dados recolhidos entre Julho de 2007 e Junho de 2008, o tratamento da dependência do tabaco com recurso a medicamentos é residual nos centros de saúde. Para os especialistas, é um sinal de que falta informação dos clínicos gerais para lidar com o problema. "Os médicos precisam de mais formação", lamenta a pneumologista Cecília Pardal.

A lei que entrou em vigor no início deste ano prevê consultas especializadas de tabagismo em todos os centros de saúde. Mas, como admitiu recentemente o director-geral da Saúde, Francisco George, "não há médicos especialistas suficientes" para concretizar o que diz a legislação. O responsável defende que têm de ser os médicos de família a tratar a maioria dos casos e apenas os fumadores com grandes consumos e as grávidas devem ser enviados para especialistas.

Apesar de terem aumentado significativamente (atingiram as 215), as consultas para deixar de fumar estão longe de ser uma realidade em todas as unidades de saúde. Tal como noticiou o CM, recentemente, há mesmo centros de saúde que tinham aberto consultas, mas que acabaram por fechá-las porque os médicos que as asseguravam saíram para constituir Unidades de Saúde Familiar. Na página de internet da DGS, a lista de serviços continua desactualizada, com algumas regiões a terem apenas informação relativa ao mês de Abril.

NOTAS

FUMADORES

Mais de 1,8 milhões de portugueses são fumadores, diz o Inquérito Nacional de Saúde.

CESSAÇÃO

Só 25% dos fumadores em consulta consegue deixar de fumar.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)