Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Sobe a despesa com remédios

Os gastos dos hospitais com medicamentos subiram 7,4 por cento entre Janeiro e Agosto, face ao mesmo período de 2008, para 304 milhões de euros. Segundo os dados do Infarmed sobre Agosto, o aumento da despesa dos hospitais com remédios foi de 6,3 por cento, face a igual mês do ano anterior, mas apresenta uma forte redução de 14,5 por cento face a Julho. A informação corresponde a 35 dos 87 hospitais do Serviço Nacional de Saúde, que representam 49 por cento da despesa com medicamentos em meio hospitalar.
27 de Outubro de 2009 às 00:30
No mês de Agosto os hospitais gastaram mais 6,3 por cento em medicamentos do que em Agosto de 2008
No mês de Agosto os hospitais gastaram mais 6,3 por cento em medicamentos do que em Agosto de 2008 FOTO: Mariline Alves

O Infarmed refere que a consulta externa e o hospital de dia são as áreas de prestação de cuidados com maiores encargos ao nível da despesa hospitalar com medicamentos. Por áreas terapêuticas, a oncologia e a infecciologia são as que representam maiores gastos: 79,2 milhões de euros e 56,2 milhões de euros.

Em relação aos gastos do Estado com os remédios vendidos nas farmácias, a despesa subiu 7,6 por cento em Setembro, face ao mesmo mês de 2008, para 138 milhões de euros.

No total, nos primeiros sete meses do ano, as comparticipações de medicamentos custaram ao Estado 1,149 milhões de euros, mais 4,4 por cento do que em período homólogo. A região que mais aumentou as despesas com remédios foi a do Alentejo. A mais poupada foi a do Centro. 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)