Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Sobe para 68 o número de infetados no surto de Covid-19 em lar da Misericórdia de Borba

Entre os infetados encontram-se 59 utentes e nove funcionárias.
Lusa 11 de Janeiro de 2021 às 21:08
Idosos
Idosos FOTO: Getty Images
O total de infetados no surto de covid-19 num lar da Santa Casa da Misericórdia de Borba, no distrito de Évora, subiu de 37 para 68, entre utentes e funcionários, disse esta segunda-feira à agência Lusa o provedor.

No sábado foram feitos mais testes de despiste do vírus que provoca a doença covid-19 a utentes e funcionários do Lar Humberto Silveira Fernandes, situado na Aldeia Social, da Misericórdia local, tendo os resultados sido recebidos no domingo ao final do dia, o que permitiu detetar mais 26 utentes e cinco funcionárias infetados, explicou o provedor, Rui Bacalhau.

A confirmação dos novos casos fez subir para 68 o total de infetados naquele lar, sendo 59 utentes e nove funcionárias.

A maioria está "assintomática", alguns têm "sintomas ligeiros" e duas utentes estão internadas no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), "na área de covid-19", adiantou o responsável.

Segundo Rui Bacalhau, "após a realização de 190 testes, na quarta-feira, a utentes e funcionários dos três lares da Misericórdia situados na Aldeia Social", os resultados recebidos na sexta-feira indicaram a existência de 37 infetados no lar Humberto Silveira Fernandes.

Nos outros dois lares da instituição, o lar Josefina Silveira Fernandes e o lar Manuel Ramalho, todos os utentes e funcionários apresentaram "resultados negativos" para o novo coronavírus SARS-CoV-2, notou.

No surto no Lar Humberto Silveira Fernandes, o primeiro caso positivo para a SARS-CoV-2 foi o de uma funcionária, de acordo com o provedor.

No boletim epidemiológico, publicado na página do município na rede social Facebook, a Câmara de Borba indicou esta segunda-feira que existem no concelho 196 casos ativos de infeção com o vírus que provoca a covid-19, segundo dados da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, e um óbito, mas não precisou quais são referentes ao surto.

Segundo o provedor da Misericórdia de Borba, o óbito não está relacionado com o surto.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.934.693 mortos resultantes de mais de 90,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.925 pessoas dos 489.293 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado com efeitos desde as 00:00 de 08 de janeiro, até dia 15.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários