Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Sócrates revoluciona "antiga escola"

O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou esta quarta-feira que está em curso uma "revolução" na antiga escola primária portuguesa, dizendo que as obras de requalificação dos estabelecimentos de ensino contribuem ainda para o combate à crise e promover o emprego.
18 de Fevereiro de 2009 às 15:24
Sócrates diz que está em curso "revolução da antiga escola primária"
Sócrates diz que está em curso 'revolução da antiga escola primária' FOTO: Manuel Moreira

'Está a acontecer uma revolução na antiga escola primária. É a maior operação de requalificação da escola pública que há memória em Portugal', declarou após inaugurar o Centro Escolar de Paredes, em Alenquer.

Sócrates procurou sublinhar as consequências a curto e médio prazo para Portugal do programa de requalificação da rede escolar. Segundo o primeiro-ministro, existem já 693 projectos aprovados pelo Ministério da Educação, dos quais 435 têm parecer favorável do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e que, no seu conjunto, representam investimentos na ordem dos 435 milhões de euros.

Sócrates frisou ainda que estão em construção 200 novos centros escolares; outros 200 estão em projectos; e cerca de duas centenas de estabelecimentos para o primeiro ciclo e infantil já aprovados. 'É também com bons centros escolares, tendo bonitos projectos de arquitectura e bons equipamentos, que se combate a crise. Estes projectos melhoraram não só a educação do país, mas também dão oportunidades de actividade às pequenas e médias empresas e dão emprego às pessoas', disse.

30 MIL MAGALHÃES DISTRIBUÍDOS POR SEMANA

O primeiro-ministro afirmou que estão a ser distribuídos cerca de 30 mil computadores Magalhães pelos alunos, o que permitirá que todos tenham esta tecnologia no final do ano lectivo.

'O Governo sempre disse que a sua meta era distribuir um computador Magalhães a todas as crianças até ao final do ano lectivo', frisou Sócrates.

Segundo os dados do primeiro-ministro, ao longo das últimas semanas, 'em média, estão a ser distribuídos cerca de 30 mil computadores Magalhães'.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)