Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Suspeitas de contaminação no mar da Caparica

Nadadores salvadores aconselham pessoas a evitar entrada na água.
14 de Julho de 2013 às 16:24
Praia do Dragão Vermelho, na Costa da Caparica
Praia do Dragão Vermelho, na Costa da Caparica FOTO: Pedro Catarino

A água do mar da praia do Dragão Vermelho, na Costa da Caparica, pode estar contaminada.

Os nadadores salvadores estiveram, este domingo, a alertar as pessoas para evitarem entrar na água. Um dos vigilantes disse esta tarde ao CM que não sabe ao certo de que tipo de contaminação se trata.

No entanto, os responsáveis pela segurança naquela praia receberam ordens para informar as pessoas do que se estava a passar e aconselhá-las a não ir a banhos.

"Durante o dia de hoje, surgiram dois novos casos de alergias nas praias de São João e do CDS", contou à Lusa o comandante da Capitania de Lisboa, Cruz Gomes, acrescentando que um dos jovens afetado tinha "80% do corpo com sintomas de alergia" o que o obrigou a ir ao hospital.

Assim que foram conhecidos os dois casos, foram içadas as bandeiras amarelas e os nadadores-salvadores foram informados de que deveriam avisar as pessoas que pretendessem entrar na água.

Segundo o comandante, os resultados da água das praias da Costa ainda não são conhecidos, mas as pessoas "estão a ser aconselhadas a não tomar banho".

Em relação aos casos registados na semana passada nas praias da linha de Cascais, os resultados mostraram que havia "uma concentração de micro-algas que aumentou mas estavam mortas", explicou o Comandante, recordando que o problema da água atingiu 50 pessoas em Carcavelos, cinco da praia da Torre e duas ou três de São Amaro de Oeiras.

De acordo com especialistas, o aparecimento das micro-algas poderá estar relacionado com o aumento das temperaturas.

verão suspeita contaminação mar Costa da Caparica nadadores salvadores
Ver comentários