Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Suspeitas de ébola chegam ao Brasil

Homem de 47 anos, oriundo da Guiné-Conacri, chegou a 19 de setembro a São Paulo, mas só reportou sintomas febris na quinta-feira.
11 de Outubro de 2014 às 09:16
Doente a chegar ao instituto, no Rio
Doente a chegar ao instituto, no Rio FOTO: Mauro dos Santos/Reuters

O ébola pode ter chegado ao Brasil, país que acolhe quase 140 mil portugueses. Souleymane Bah foi ontem internado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro, por suspeitas de contágio do vírus. Os resultados das análises deverão ser conhecidos durante o dia de hoje.


Apesar de ter aterrado no Aeroporto de Guarulhos (S. Paulo) a 19 de setembro, o homem de 47 anos só foi assistido na última quinta-feira em Cascavel, no Sul do País, devido a sintomas febris. Souleymane Bah partiu da Guiné-Conacri no dia 18 de setembro, fez escala em Marrocos, seguiu para a Argentina, e já em território brasileiro, pediu asilo às autoridades policiais em Santa Catarina no dia 23 de setembro. Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, 64 pessoas tiveram contacto com o paciente.


O último balanço da Organização Mundial de Saúde dá conta de 4033 mortes num total de 8399 casos de contágio confirmados em sete países, entre os quais uma auxiliar de enfermagem espanhola, Teresa Romero Ramos, que, até ao fecho da edição, continuava em estado grave, apesar da inclusão de um terceiro medicamento experimental no seu tratamento. Em Portugal, o secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Leal da Costa, disse não haver "nenhuma alteração sobre o perfil de risco", razão pela qual "não há razão para alarme".

ébola Brasil suspeitas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)