Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Suspeito de ébola internado no Rio de Janeiro

Um africano foi hoje internado no Brasil por suspeita de ébola.
Domingos Grilo Serrinha e correspondente no Brasil 10 de Outubro de 2014 às 14:03
O homem suspeito de sofrer de ébola está internado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, integrado na Fundação Oswaldo Cruz
O homem suspeito de sofrer de ébola está internado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, integrado na Fundação Oswaldo Cruz FOTO: Antonio Lacerda/EPA

Um africano da Guiné-Conacri é suspeito de ter contraído o vírus do ébola e internado na manhã desta sexta-feira no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro.

Souleymane Bah tem 47 anos e chegou dia 19 de Setembro ao Brasil em busca de refúgio e trabalho, depois de fazer escala em Marrocos.

O guineense estava na cidade de Cascavel, no sul do Brasil, quando começou a apresentar os sintomas associados à doença, sendo internado na tarde de quinta-feira numa Unidade de Pronto Atendimento (UPA), daquela cidade. Ao perceberem que os sintomas do paciente correspondem, ou podem corresponder, ao quadro característico do ébola, os médicos locais isolaram o guineense e alertaram as autoridades nacionais.

De acordo com informações fornecidas ao Correio da Manhã pelo Ministério da Saúde brasileiro ao início da manhã desta sexta-feira, uma equipa de especialistas foi enviada da capital Brasília num avião da Força Aérea para o local ainda na noite de ontem. Depois dos primeiros exames a Souleymane, os especialistas do ministério decidiram transferi-lo para o Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com as informações prestadas ao CM, a transferência do paciente respeitou todos os protocolos nacionais e internacionais referentes à doença, nomeadamente a proteção das pessoas forçadas a ter contacto próximo com o paciente suspeito de contaminação.

Segundo o ministério, o avião da Força Aérea aterrou num ponto distante da base militar à chegada ao aeroporto do Rio de Janeiro. Uma ambulância foi até ao aparelho buscar o paciente, levando-o de imediato para o Evandro Chagas sem passar pelas instalações do aeroporto internacional da capital carioca.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)