TAP paga 18 mil euros por mês a gestora para ficar sem trabalhar
Christine Ourmières-Widener poderá vir a ganhar valor mensal durante quatro meses, para não exercer funções na concorrência.
António Sérgio Azenha
29 de Março de 2023 às 01:30
A TAP terá de pagar a Christine Ourmières-Widener 18 mil euros por mês, nos primeiros quatro meses após o termo do mandato, se quiser que a gestora francesa não vá trabalhar para uma companhia aérea concorrente. Christine sairá da TAP no final deste mês ou em abril.
No contrato de trabalho da TAP com a sua ainda CEO está previsto que a TAP poderá pagar à gestora metade do salário mensal para ela não trabalhar, durante quatro meses, em 15 empresas concorrentes da TAP. O objetivo é proteger a informação confidencial sobre a situação financeira da TAP, os seus clientes e fornecedores.
A gestora francesa celebrou o contrato de trabalho com a TAP em 8 de junho de 2021. Como CEO da TAP, Christine tem um salário de 36 mil euros brutos por mês.
O eventual pagamento à CEO de metade deste valor por mês, após o termo do contrato, está previsto no anexo D desse documento: intitulado “cláusulas restritivas pós-rescisão”, o anexo estabelece as condições em que durante quatro meses, após a rescisão do contrato, Christine não poderá, direta ou indiretamente, por conta própria ou de terceiros, prestar serviços ou trabalhos para qualquer pessoa ou entidade que, na data da rescisão ou nos 12 meses anteriores a essa data, seja concorrente da TAP nos países em que esta empresa tenha operações.
A TAP poderá renunciar ao direito de impedir Christine de trabalhar na concorrência. Se assim for, a gestora poderá trabalhar onde quiser. Numa altura em que o Governo prepara a privatização da TAP, Christine poderá ingressar numa empresa interessada em comprar a TAP.
O CM questionou os ministérios das Infraestruturas e das Finanças, mas, até ao fecho da edição, não obteve resposta.
PORMENORES
REMUNERAÇÃO ANUAL ATINGE 504 MIL EUROS
A CEO da TAP tem uma remuneração anual de 504 mil euros brutos. O contrato prevê também o pagamento de um bónus de gestão até três milhões de euros.
LISTA DE 15 COMPANHIAS AÉREAS CONCORRENTES
As 15 empresas concorren- tes da TAP são estas: Ryanair, Easy Jet, Air France, KLM, Alitalia, Iberia, Lufthansa, Azul, Latam, Swiss, Turkish Airlines, British Airways, American Airlines, Delta Airlines, United Airlines.
Audições começam esta quarta-feiraO inspetor-geral de Finanças, António Santos, é esta quarta-feira ouvido na comissão parlamentar de inquérito à TAP. É a primeira audição. Na próxima semana, serão ouvidas Christine Ourmières-Widener e Alexandra Reis, cuja indemnização originou esta comissão.
Ver comentários