Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

810 mil pessoas com a vacinação contra a Covid-19 completa em março, afirma coordenador da Task Force

74 mil pessoas vão estar vacinadas contra o coronavírus, na sexta-feira.
Correio da Manhã 28 de Janeiro de 2021 às 12:13
Francisco Ramos
Francisco Ramos FOTO: DR
No balanço da Task Force do Plano de vacinação contra a Covid-19 em Portugal o coordenador Francisco Ramos informou que na sexta-feira 74 mil pessoas vão estar vacinadas contra o coronavírus.

O coordenador disse ainda que 57 mil profissionais de saúde já receberam a vacina mas nenhum dos profissionais dos privados terminou a vacinação. "Não foram detetadas reações adversas" que não estivessem previstas na administração das vacinas, disse Francisco Ramos. A "execução da vacinação está a decorrer como previsto", acrescentou. 
Há ainda 12 mil pessoas com mais de 50 anos que já iniciaram a vacinação.

Devido aos surtos de Covid-19 registados nos lares, faltam vacinar 30 mil pessoas relacionadas com as instituições para idosos. 

Todas as pessoas com mais de 80 anos de idade vão ser incluídas na primeira fase do plano de vacinação contra a covid-19, Francisco Ramos considerou que esta é "provavelmente a mais importante" alteração ao plano de vacinação do país, uma decisão justificada pelo aumento da incidência da doença. "Aquilo que fica integrado no plano é manter o grupo dos 50 aos 79 anos com as comorbilidades, mas incluir também todas as pessoas com mais de 80 anos, independentemente de qualquer comorbilidade ou patologia que tenham", adiantou Francisco Ramos. 

Até ao final de março prevê-se vacinar mais de 80% das pessoas com mais de 80 anos estando previsto que 810 mil pessoas tenham a vacinação contra a Covid-19 completa nesse mês.

No próximo domingo vão chegar 10800 doses de vacinas contra a a Covid-19 em Portugal. O país vai ser reforçado com 1,5 milhões de doses das vacinas contra a covid-19, ainda no primeiro semestre, e cerca de cinco milhões no segundo. Francisco Ramos salienta que se a vacina da Astrazeneca for aprovada, Portugal vai conseguir atingir o objetivo.

Já no mês de fevereiro vão começar a haver vários pontos de vacinação e é necessário que as pessoas se desloquem aos pontos, quando solicitados, para receber a vacina. Segundo o coordenador é realizada uma convocatória para as pessoas receberem a vacina, para evitar aglomerados. 

Em termos de monitorização há um trabalho conjunto entre o Infarmed, a Direção-Geral da Saúde e o Instituto Ricardo Jorge. 

Um mês após o início do Plano de Vacinação contra a Covid-19 o balanço é positivo, de acordo com Francisco Ramos. 

A vacinação contra a Covid-19 em Portugal começou a dia 27 de dezembro.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Task Force do Plano Covid-19 Portugal saúde
Ver comentários