Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Teatro S. João no Porto fecha seis meses para obras

Intervenções visam reabilitar elementos degradados na sala de espetáculos, mas também tetos, paredes e pavimentos.
Manuel Jorge Bento 1 de Novembro de 2020 às 09:24
Fachada do Teatro Nacional São João, no Porto
Fachada do Teatro Nacional São João, no Porto FOTO: Direitos Reservados
O Teatro Nacional São João, Porto, vai encerrar temporariamente, entre o final de março e o princípio de outubro do próximo ano para obras de reabilitação do edifício, no valor de 1,65 milhões de euros. Dois concursos públicos foram anunciados, sexta-feira, em Diário da República.

As intervenções visam reabilitar elementos degradados na sala de espetáculos, mas também tetos, paredes e pavimentos. Renovar e substituir os sistemas e equipamentos de climatização, e remodelar as instalações e os equipamentos elétricos são outras das obras previstas. A reabilitação da arquitetura de cena pretende também modernizar a estrutura de palco, nas vertentes mecânica, elétrica e informática, a começar pelo nivelamento do palco e pela substituição das quarteladas, além da introdução de varas motorizadas, novos motores pontuais e consolas de comando.

O prazo de execução do contrato é de 165 dias, ou seja, cerca de seis meses. O edifício projetado pelo arquiteto Marques da Silva vai, assim, encerrar temporariamente para ser submetido a obras de reabilitação do seu interior e da arquitetura de cena, entre o final de março e o princípio de outubro de 2021", indica fonte da instituição.

"No ano em que se celebra o centenário da inauguração do edifício-sede, o Teatro Nacional São João está a preparar mais um relevante capítulo da história deste monumento nacional", acrescenta. A empreitada no imóvel visa "adequá-lo às atuais exigências legais em termos de segurança e acessibilidade". O financiamento comunitário permite a renovação, que já está em curso, do parque técnico.

Ver comentários