Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Temperatura chega aos 40 graus

A partir de hoje e durante quatro dias a maioria do território estará com temperaturas superiores a 30 graus. O vento fraco é o principal responsável pelo regresso do bom tempo, que levará milhares a banhos. No Algarve, principal destino de férias, as previsões do Instituto de Meteorologia indicam 32 graus para esta tarde, em Faro. Em Lisboa estarão 31 graus. Em Beja e Évora os termómetros atingem os 38 graus.
24 de Junho de 2012 às 01:00
Sol e vento fraco vão levar milhares à praia nos próximos dias
Sol e vento fraco vão levar milhares à praia nos próximos dias

Para amanhã a temperatura irá subir aos 34 graus em Lisboa, 33 em Coimbra e 31 em Faro. Beja irá atingir os 40 graus e Évora os 41. Porto será a capital de distrito mais fresca, com os termómetros a fixarem-se num máximo de 27 graus.

Para terça-feira, o meteorologista Paulo Leitão indica nova "pequena subida de temperatura" e a permanência de "vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando fraco a moderado (10 a 25 km/h) de Noroeste no Litoral Oeste durante a tarde".

Embora o céu permaneça limpo, a partir de quinta-feira as previsões indicam um regresso de temperaturas inferiores aos 30 graus. A predominância do vento de Noroeste, com a deslocação de ar frio do oceano Atlântico, é a principal responsável pelo arrefecimento, em particular no Litoral.

A descida das temperaturas é acompanhada de alguma instabilidade, podendo mesmo ocorrerem aguaceiros.

O Instituto de Meteorologia indica também a adopção de cuidados redobrados devido aos raios ultravioletas com risco máximo previstos para o arquipélago da Madeira e ilhas de São Miguel e Santa Maria. No continente e restantes ilhas dos Açores o risco é muito alto.

É recomendado o uso de óculos de sol, camisola e chapéu. Deve também ser evitada a exposição directa ao sol, em particular as crianças e os idosos.

TEMPERATURAS CALOR PRAIA RAIOS ULTRAVIOLETA VENTO SOL
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)