Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Temperatura em maio pode atingir hoje recorde se Beja chegar aos 40ºC

A temperatura mais alta verificada em maio em Portugal foi 39,5ºC, na Régua, a 28 de maio de 2001.
13 de Maio de 2015 às 08:54
A partir de sexta-feira é acionado o plano para as ondas de calor
A partir de sexta-feira é acionado o plano para as ondas de calor FOTO: Pedro Noel da Luz

A temperatura máxima pode atingir esta quarta-feira um valor recorde em Portugal para o mês de maio, a confirmarem-se os 40ºC previstos para Beja pela meteorologia.

Até hoje, a temperatura mais alta registada em maio, em Beja, foi em 2006, no dia 28, com o termómetro a subir aos 37,2ºC, precisou à Lusa a climatologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Fátima Espírito Santo.

A temperatura mais alta verificada em maio em Portugal foi 39,5ºC, na Régua, a 28 de maio de 2001, e em Elvas, a 31 de maio de 1999, adiantou.

O aumento da temperatura, máxima, generalizado no continente desde o fim de semana passado, deve-se a uma massa de ar quente e seca transportada do Norte de África e do Interior da Europa, esclareceu a meteorologista do IPMA Madalena Rodrigues.

No entanto, a partir de hoje, nas regiões do Litoral Norte e Centro, o termómetro poderá descer 3ºC a 5ºC devido à influência de ar marítimo, que leva ao aumento da humidade.

A descida da temperatura máxima deverá acentuar-se na quinta-feira, estendendo-se às regiões do Vale do Tejo e do Sul, com as máximas a poderem baixar 9ºC a 11ºC, assinalou Madalena Rodrigues. Para Beja, por exemplo, está prevista uma máxima de 29ºC.

Na sexta-feira, é esperada uma descida significativa da temperatura mínima no interior Norte e Centro, para valores entre os 2ºC, nas Penhas Douradas, e os 4ºC, em Bragança.

Segundo as previsões, a temperatura máxima deverá voltar a subir no sábado, para valores da ordem dos 30ºC nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e do Alentejo, disse a mesma meteorologista

Portugal Beja meteorologia praia calor
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)