Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Temperaturas máximas de 39 graus em quarta-feira de sol

Mais de 60 concelhos do interior Norte e Centro em risco máximo de incêndio.
Lusa 5 de Agosto de 2020 às 07:14
Sol
Calor
Sol
Sol
Calor
Sol
Sol
Calor
Sol
Mais de 60 concelhos, sobretudo do interior Norte e Centro do país, estão em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê para hoje uma pequena subida de temperatura nas regiões do interior.

A situação de alerta decretada pelo Governo já não está em vigor, mas segundo o IPMA, além da subida da temperatura, o vento ainda vai soprar forte na faixa costeira e nas terras altas.

Além dos mais de 60 municípios dos distritos de Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro, em risco máximo de incêndio, o IPMA coloca grande parte da região Norte e Centro, e alguns municípios do Algarve, em risco muito elevado.

Em risco elevado estão mais de 50 municípios dos distritos de Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja e Faro.

O risco de incêndio definido pelo IPMA é calculado a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas. Tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

O IPMA prevê para hoje nebulosidade matinal no litoral Centro, vento por vezes forte na faixa costeira e nas terras altas e uma pequena subida de temperatura nas regiões do interior.

As temperaturas máximas vão variar entre os 22º (Aveiro) e os 39º (Évora) e as mínimas entre os 15º (Bragança, Aveiro, Coimbra e Leiria) e os 24º em Portalegre.



Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)