Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Temperaturas sobem a partir de amanhã

Esta terça-feira vai ficar marcada pela ocorrência de aguaceiros fracos e neve na serra da Estrela.
28 de Maio de 2013 às 08:21

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê a partir de quarta-feira uma subida gradual das temperaturas na ordem dos cinco graus, mas esta terça-feira vai ficar marcada pela ocorrência de aguaceiros fracos e neve na serra da Estrela.

A meteorologista Patrícia Gomes, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), disse hoje à agência Lusa que, devido a um sistema frontal, vão registar-se hoje e na madrugada de quarta-feira aguaceiros fracos na zona montanhosa Montejunto-Estrela.

"Hoje temos períodos de chuva fraca nas regiões montanhosas Montejunto-Estrela e na madrugada de quarta-feira temos uma situação de aguaceiros. A partir daí não se prevê precipitação", adiantou.

De acordo com Patrícia Gomes, a partir de quarta-feira prevê-se uma subida gradual das temperaturas, na ordem dos cinco graus Celsius em Lisboa e no Porto e de seis a sete graus no Alentejo.

"As temperaturas máximas e mínimas vão subir, mas ainda não são para valores muito elevados, de acordo com os dados que temos disponíveis", declarou.

O IPMA prevê para esta terça-feira nas regiões do norte e centro períodos de céu muito nublado, apresentando-se temporariamente muito nublado até ao início da manhã, períodos de chuva, em geral fraca, até ao início da manhã nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, passando a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes na região Norte.

A previsão aponta ainda para a possibilidade de queda de neve acima dos 1200 metros, vento fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se gradualmente de noroeste, e sendo moderado a forte no litoral e nas terras altas e pequena descida da temperatura máxima.

No sul, prevê-se céu geralmente muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir do início da tarde, períodos de chuva fraca até ao final da manhã e vento fraco a moderado de noroeste, sendo moderado a forte no litoral oeste e soprando temporariamente moderado de sudoeste na costa sul do Algarve.

Nos arquipélagos da Madeira e dos Açores prevêem-se períodos de céu muito nublado e vento em geral fraco a moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 18 graus Celsius, no Porto 16, em Faro 23, no Funchal 21 e em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 18.

tempo temperatura aguaceiros chuva calor metereologia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)