Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Tempo quente até quarta-feira

Temperaturas podem atingir os 40 graus.
18 de Agosto de 2013 às 10:57
meteorologia, Évora, cidade, calor, região, temperaturas
meteorologia, Évora, cidade, calor, região, temperaturas FOTO: Vítor Mota

O tempo vai continuar quente até, pelo menos, o início desta semana e as temperaturas vão continuar a subir a partir de amanhã, podendo mesmo chegar aos 35 e 40 graus em algumas zonas do interior.

Esta situação deverá manter-se até quarta-feira, de acordo com Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que confirma a continuação de céu geralmente limpo, vento fraco e a temperatura com tendência para subir gradualmente.

De acordo com informação do IPMA, a previsão é de tempo quente no Continente e na Madeira devido à influência de um anticiclone que se estende para a Península Ibérica. Nos Açores, em Ponta Delgada, a temperatura ronda os 26 graus de máxima e 19 de mínima.

Clique na imagem para ver a reportagem CMTV

Na segunda-feira, uma massa de ar muito quente e seca irá influenciar o território do Continente, originando uma subida significativa da temperatura do ar, que poderá gerar valores acima dos 35ºC e em alguns locais do interior do Alentejo, as temperaturas poderão ultrapassar os 40ºC. Neste período, a temperatura mínima será mais elevada, acima dos 20ºC, no interior Centro e Sul.

Para quem ainda goza uns dias de férias, a boa notícia é que a água do mar vai estar mais quente, a atingir valores 17/18ºC na Costa Ocidental e 24º na Costa Sul.

RAIOS ULTRAVIOLETA EM NÍVEIS MUITOS ALTOS

O país continua este Domingo com um elevado risco de exposição a radiações ultravioleta, alerta o IPMA, que recomenda um especial cuidado com as crianças.

A maioria das cidades do país estará entre os níveis 8 e 10 (o máximo é 11), ou seja, muito alto, enquanto Angra do Heroísmo e Ponta Delgada vão registar um índice de 7 (considerado alto).

Os casos mais graves são o Funchal e o Porto Santo, onde os níveis vão chegar aos 10, assim como Faro, Guarda, Penhas Douradas e Viseu, que apresentam um índice de UV de 9.

O índice UV apresenta cinco níveis, entre o baixo (1 e 2) e o extremo, sendo o máximo o 11.

A maioria das cidades apresenta níveis de índice UV 8 (muito alto) e, por isso, as pessoas devem utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

O IPMA recomenda que nos casos em que são registados índices classificados como altos (6 ou 7) as pessoas utilizem "óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e protetor solar".

tempo calor temperaturas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)