Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Tenta ajuda para tratar cancro

Maria salvou o irmão de uma leucemia e procura agora ajuda para a cura de um cancro.
16 de Agosto de 2013 às 01:00
Maria João Valério com o irmão,o Francisco
Maria João Valério com o irmão,o Francisco FOTO: Mariline Alves

Maria João Valério precisa de 50 mil euros para ir à Alemanha fazer um tratamento que pode salvá-la de um cancro nos intestinos. Em 2000 fez um transplante de medula para o irmão, Francisco, curando-o de uma leucemia, e agora a mulher de 47 anos procura ajuda monetária para encontrar a sua cura na Clínica para Terapia Celular, situada na cidade de Duderstadt.

Maria João Valério, de Santo António dos Cavaleiros, acredita que o tratamento com células dendríticas pode mantê-la viva. "Acho que ir à Alemanha é a minha última esperança. Quero viver. Salvei o meu irmão e eu também quero viver. É injusto salvar uma pessoa e não poder cá ficar", contou ao CM.

Maria, que está a ser acompanhada no hospital de Loures, fez as contas às despesas e com o tratamento, a estadia e as viagens são cerca de 50 mil euros. "Só as quatro vacinas do tratamento custam 28 mil euros." A doente assume que não tem condições financeiras e criou uma conta bancária e uma página na rede social Facebook para angariar fundos. Deixa ainda um apelo para conseguir a ajuda necessária: "Hoje por mim, amanhã por outras pessoas. Em Portugal não há nada a fazer por mim. Estou a fazer tratamentos até o meu corpo aguentar. Quando não aguentar, morro. É uma luta contra o tempo e eu não posso esperar mais", frisou.

Maria Valério espera ter o dinheiro suficiente para iniciar o tratamento em setembro.

Maria João Valério cancro leucemia Alemanha
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)