Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Testes rápidos de antigénio à Covid-19 continuam grátis nas farmácias ate final de julho

Comparticipação a 100%, mediante prescrição pelo SNS, foi prorrogada por mais um mês.
Pedro Zagacho Gonçalves(pedrogoncalves@cmjornal.pt) e Margarida Duarte 30 de Junho de 2022 às 13:37
Resultado do teste rápido surge cerca de 15 minutos após a colheita
Resultado do teste rápido surge cerca de 15 minutos após a colheita FOTO: Tiago Sousa Dias

Os testes de antigénio à Covid-19 nas farmácias  e laboratórios deixariam de ser gratuitos esta quinta-feira, com o final do mês de junho, mas a medida de comparticipação a 100% destes testes, mediante prescrição do SNS, foi prorrogada por mais um mês, apurou o CM junto do Ministério da Saúde.

Assim, os testes rápidos à Covid-19 vão manter-se gratuitos nas farmácias portuguesas pelo menos até ao final do mês de julho.

Segundo o Ministério da Saúde, foi prorrogada a portaria que estabelece este regime excecional e temporário que prevê a comparticipação dos testes de antigénio realizados nas farmácias, sempre com prescrição.

A medida foi tomada em maio, perante o aumento do número de novos casos de infeção. A comparticipação fica dependente de prescrição, que ser obtida através da Linha SNS24, no centro de saúde e passada pelo médico de família.

Os testes poderão continuar a ser realizadas nas farmácias aderentes ou em laboratório, assim como aconteceu neste mês de junho. 

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Covid-19 SNS Ministério da Saúde saúde
Ver comentários
}