Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Tiago procura ajuda para cura

A irmã morreu de cancro colorretal e Tiago luta contra um tumor. Tratamento é caro
23 de Setembro de 2013 às 01:00
Tiago Sobreira precisa de ajuda para ser tratado na Alemanha
Tiago Sobreira precisa de ajuda para ser tratado na Alemanha FOTO: direitos reservados

Tiago acompanhou o sofrimento da irmã, Sónia, que não resistiu em abril a um cancro colorretal. Tinha 34 anos e deixou dois filhos menores. Um tumor acabou por também afetar Tiago Sobreira, de 27 anos, residente em Leiria, que luta há um ano contra a doença. Foi-lhe diagnosticado um cancro no tórax e surgiram metástases na coluna e bacia. O tratamento com células dendríticas na Alemanha é a esperança. A família criou uma campanha de apoio para ajudar Tiago.

"Foi um choque. A família ainda estava a recuperar a perda da Sónia, quando o mesmo azar bateu à porta do Tiago. É um abalo muito forte", refere a namorada de Tiago, Lídia Santos. Foi uma dor na coluna que levou o jovem ao Hospital de Leiria. O cancro estava na fase inicial e a operação permitiu retirar o tumor. Contudo, em maio, o pesadelo voltou: "Começou com dores na perna e os médicos suspeitaram de falta de massa muscular. Foi internado no IPO de Coimbra e foram então descobertas as metástases".

Tiago está a concluir o tratamento de quimioterapia. Anda de cadeira de rodas e usa um colete de proteção da coluna. A família entrou em contacto com a clínica alemã e já sabe que o Tiago é compatível com as vacinas de células dendríticas. Os médicos querem que o jovem comece o tratamento no dia 9 de outubro, mas o custo do mesmo (com pelo menos quatro vacinas, que custam cerca de cinco mil euros cada) e deslocações, no valor de cerca de 50 mil euros, é um entrave. "Não temos possibilidades. O oncologista que segue o meu irmão apoiou o tratamento, apesar de estar apreensivo por não conhecer bem a técnica. Esta é uma esperança para o salvar". Na rede social Facebook foi criada a página ‘Todos não somos demais, no apoio ao Tiago', com informação sobre o caso do jovem leiriense.

tiago sobreira leiria tumor cura células dendríticas alemanha cancro
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)