Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Trabalhadores e patrões portugueses são dos menos instruídos da Europa

49% dos patrões e 42% dos empregados não passam do 9º ano.
Bernardo Esteves 20 de Outubro de 2019 às 11:20
Trabalho
Trabalho
Trabalho
Trabalho
Trabalho
Trabalho
Os trabalhadores portugueses sem o Ensino Secundário ou Superior representam 42,2% do total, o pior registo da União Europeia, em que a média é 16,5%. Na Lituânia, o país mais bem posicionado, apenas 3,5% não tem o Ensino Secundário.

Os patrões em Portugal estão ainda pior do que os empregados, com 49,4% a não irem além do 9º ano de escolaridade, também a pior marca da UE, cuja média é 16,6%. Estes dados constam no ‘Retrato de Portugal na Europa 2019’ da Pordata, a base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Em relação ao ano passado, os patrões melhoraram 5,1 e os trabalhadores 9,8 pontos percentuais.

As baixas qualificações refletem-se na fraca produtividade por hora de trabalho, com Portugal a ter o 22º pior registo da UE, num ranking liderado pela Irlanda. Os trabalhadores em Portugal são por isso obrigados a trabalhar mais tempo, atingindo as 35,8 horas por semana, face às 30,2 de média da UE e às 25,1 horas da Alemanha, o país onde se trabalha menos tempo.

O retrato da Pordata mostra um País envelhecido, o terceiro da UE com menor percentagem de jovens abaixo dos 15 anos - 13,9% -, superado apenas por Alemanha e Itália. Portugal é o País da UE onde menos gente vive sozinha - 23% face aos 57% da Suécia -, mas os idosos representam 54% dos agregados de uma só pessoa.

Por outro lado, Portugal ocupa o 5º lugar entre os países com maior desigualdade na distribuição dos rendimentos. E é o terceiro pior, suplantado apenas por Roménia e Bulgária, no peso de empresas sem site na internet. Na Saúde, em Portugal há 339 camas em hospitais por 100 mil habitantes, face às 504 de média da UE.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)