Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Transplante de fezes para tratar intestino

Bactérias de dador saudável vão multiplicar-se no sistema digestivo do doente.
Cristina Serra 28 de Outubro de 2014 às 10:07
Nobre Leitão explica que o transplante de fezes já se efetua em vários hospitais do setor público FOTO: Bruno Colaço

Vários hospitais dos Estados Unidos e da Europa – Portugal incluído – estão a tratar os doentes com problemas inflamatórios do intestino, com recurso ao transplante de fezes. O tratamento consiste na administração de cápsulas, contendo excrementos de uma pessoa saudável, no intestino de doentes, com o objetivo de acabar com as infeções que provocam diarreia, dor abdominal e febre.

O transplante de fezes consiste na administração pelo nariz, através de uma sonda nasogástrica, de cápsulas transparentes contendo fezes. A administração do tratamento pode também ser feita através de uma colonoscopia.

Em Portugal estima-se que existam mais de 20 mil doentes que sofrem de problemas inflamatórios do intestino. No entanto, apenas um reduzido número de pacientes tem indicação para efetuar o tratamento com fezes e são todos aqueles a quem os tratamentos convencionais, designadamente os antibióticos, não foram eficazes.

"O transplante de fezes é efetuado a pacientes com doença inflamatória do intestino e aos que têm infeção intestinal pela bactéria clostridium difficile. Mas este tratamento não é muito comum", referiu ao CM o gastroenterologia Nobre Leitão, dando conta de que o transplante de fezes já se efetua em vários hospitais do setor público.

"Antes de haver as cápsulas, era feito ao doente um clister com fezes. Essa técnica terapêutica já era feita no século dezanove", sublinhou Nobre Leitão, explicando que as bactérias do dador saudável vão multiplicar-se no sistema digestivo do doente. O primeiro banco de amostras de fezes foi construído em Boston, nos EUA, e já dispõe de 130 amostras, que são conservadas no frio, misturadas com glicerina. Cada depósito rende ao dador cerca de 30 euros.

transplante fezes intestino saúde
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)