Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Transporte de doentes: Acordo provisório acalma bombeiros (COM VÍDEO)

As dez Associações de Bombeiros da Amadora e Sintra retomam hoje o transporte de doentes não urgentes, na sequência de um acordo transitório alcançado, ontem, com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

5 de Janeiro de 2012 às 01:00
O fecho das urgências do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, está a sobrecarregar o Hospital de Santa Maria, que não tem macas suficientes para acomodar os doentes. As ambulâncias são obrigadas a ficar horas à espera
O fecho das urgências do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, está a sobrecarregar o Hospital de Santa Maria, que não tem macas suficientes para acomodar os doentes. As ambulâncias são obrigadas a ficar horas à espera FOTO: Pedro Catarino

Segundo António Carvalho, presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Lisboa, o consenso só é válido até que sejam conhecidas as conclusões do grupo de trabalho nomeado pelo Ministério da Saúde - no máximo 60 dias. A ARSLVT aceitou retomar os valores anteriores a 1 Novembro, quando entrou em vigor a nova plataforma de doentes.

"O acordo veio repor alguma justiça no pagamento dos serviços de transporte de doentes. Embora se mantenha deficitário, atenua os prejuízos", que por mês ascendem a seis mil euros por corporação, disse o dirigente.

Ontem foram recusados 355 serviços de transporte, a maioria dos quais pelos Bombeiros da Amadora (70), Agualva-Cacém (64) e Algueirão (58). Nesta última corporação, foi negado o transporte de doentes com insuficiência renal. "Somos sempre usados como moeda de troca, o que não podemos permitir", declarou Carlos Silva, presidente da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais.

Na próxima segunda-feira os Bombeiros Voluntários vão manifestar-se contra o Estatuto Social do Bombeiro e o pagamento das taxas moderadoras.

TRANSPORTE DOENTES BOMBEIROS LISBOA SAÚDE
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)