page view

Tratamento cura cancro em 84 pessoas

Imunoterapia aplicada nos Estados Unidos teve maior sucesso no cancro retal.

11 de maio de 2025 às 01:30

Um tratamento de imunoterapia aplicado em Nova Iorque, nos Estados Unidos, a 103 pessoas com cancro avançado conseguiu aparentemente a cura em 84 delas, mais de cinco anos depois do tratamento do primeiro doente, segundo um artigo científico publicado pelos oncologistas Andrea Cercek e Luis Alberto Díaz.

Nas 49 pessoas que tinham cancro retal todos os sinais de doença desapareceram. Nas restantes 54 pessoas com cancro no esófago, estômago, cólon, fígado, bexiga, útero e próstata, cerca de dois em três viram os tumores serem eliminados, noticia o El País. O tratamento consiste na toma do fármaco dostarlimab, um anticorpo de um rato modificado geneticamente para ser aplicado em humanos. Este anticorpo consegue anular a proteína PD-1, que atua como travão das defesas do organismo, o que permite ao sistema imunitário atacar as células tumorais.

A origem da imunoterapia contra o cancro está na descoberta feita pelo japonês Tasuku Honjo em 1992, que já permitiu salvar milhões de vidas e lhe valeu o prémio Nobel em 2018. Os médicos do Centro Oncológico Memorial Sloan Kettering, em Nova Iorque, decidiram, de forma inovadora, aplicar de imediato o dostarlimab a doentes cujos tumores tinham uma mutação genética específica e que é especialmente sensível a inibidores da proteína PD-1. "Os resultados foram espetaculares", afirma Luis Alberto Diaz, revelando que quatro dos doentes estão sem cancro há mais de cinco anos, pelo que já se pode falar em cura.

O tratamento com o dostarlimab, produzido pela GlaxoSmithKline, custa cerca de 50 mil euros para cada doente. “No fim será mais económico, porrque evita terapias caras como a quimioterapia, a radioterapia  e a cirurgia", afirma o médico. O medicamento já é utlizado nos Estados Unidos contra o cancro do endométrio.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8