Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Tratamento melhora vida de doentes com cancro da próstata

Hospital público de Coimbra administra tratamento com substância radioativa.
14 de Maio de 2015 às 15:46
O tratamento consiste na administração de uma substância radioativa, através de seis injeções intravenosas, ao longo de seis meses
O tratamento consiste na administração de uma substância radioativa, através de seis injeções intravenosas, ao longo de seis meses FOTO: Ricardo Almeida
O tratamento Radio 233, lançado no início do ano no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), permite uma melhoria da qualidade de vida dos doentes com cancro da próstata, disse à agência Lusa responsável do serviço.

O tratamento, que já era administrado em duas instituições privadas, chegou agora, pela primeira vez, a um hospital público e, segundo a diretora do serviço de Medicina Nuclear do CHUC, Gracinda Costa, permite "dar qualidade de vida aos doentes" com cancro da próstata, controlando a dor provocada pelas metástases ósseas, podendo também registar-se "ganhos no aumento de vida".

O tratamento consiste na administração de uma substância radioativa (Radio 233), através de seis injeções intravenosas, ao longo de seis meses, explanou. O rádio, sendo um elemento químico análogo ao cálcio, vai fixar-se no osso. Deste modo, as metástases ósseas, como captam "mais cálcio", vão também, "captar mais rádio", o que ajuda a controlar e a garantir que "não cresçam", apesar de não ser possível destruir essas metástases com este tratamento, afirmou Gracinda Costa.

O cancro da próstata é uma das doenças oncológicas mais frequentes nos homens, constituindo, neste grupo, a segunda causa de morte por cancro.
Centro Hospitalar e Universitário Coimbra CHUC saúde doenças cancro tratamento substância radioativa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)