Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Um Conclave que teve boa disposição

Foi um Conclave "muito bem-disposto e mais descontraído" que o de 2005. D. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa, revelou ontem algumas curiosidades sobre a reunião de dois dias que levou à eleição do argentino Jorge Bergoglio como sucessor de Joseph Ratzinger à frente da Igreja Católica.
15 de Março de 2013 às 01:00
O papa em oração na basílica de Santa Maria Maior
O papa em oração na basílica de Santa Maria Maior FOTO: Osservatore Romano/Reuters

"Talvez por ter sido conduzido pelo cardeal Giovanni Battista Re, que é um homem muito animado e de bom humor, o Conclave, apesar da concentração e da oração, decorreu num bom ambiente", frisou D. José, um dia após a eleição do papa Francisco.

D. José esteve, no Conclave, sentado ao lado do atual papa, o que sempre aconteceu em cerimónias oficiais desde o Consistório de 21 de fevereiro de 2001. "Ele manteve--se sempre muito sereno. Quando vi a coisa a aproximar-se, brinquei com ele – e ele, então, começou a ficar vermelho. Mas sempre calmo. Após a eleição, numa votação em que obteve bastante mais do que os dois terços dos votos, houve muitas palmas de todos os cardeais e ele manteve a serenidade e a calma. E quando foi vestido de branco, que costuma ser um momento de forte emoção, ficou ainda mais à vontade", garantiu D. José Policarpo, que logo no primeiro cumprimento ao novo papa o convidou a visitar Portugal.

Ontem, no primeiro dia como papa, Francisco começou por ir ao hotel onde esteve hospedado antes do início do Conclave "para recolher os seus pertences e pagar a sua fatura", contou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi. No primeiro ato oficial, Francisco foi rezar à Virgem Maria, na basílica de Santa Maria Maior, o que confirmou a sua vertente mariana. Na homilia, na Capela Sistina, o papa afirmou que a Igreja "tem de ser mais do que uma organização não-governamental piedosa, os seus membros têm de construir sobre a rocha e não em castelos de areia". À tarde, o papa foi para Castel Gandolfo, para um encontro com o papa emérito, Bento XVI. Hoje, Francisco encontra-se com todos os cardeais presentes no Vaticano, às 10h00 (hora portuguesa).

conclave papa vaticano d. josé policarpo cardeal francisco I jorge bergoglio
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)