Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Um em cada cinco jovens não lava os dentes diariamente

Apenas um quarto dos jovens refere escovar os dentes duas ou mais vezes diariamente, segundo o estudo realizado a sete mil jovens do distrito de Viseu, com idades entre os 12 e os 18 anos. Já 20% assume que nunca o faz ao longo do dia.
15 de Julho de 2010 às 11:36
Treze por cento dos jovens nunca foi a uma consulta no dentista
Treze por cento dos jovens nunca foi a uma consulta no dentista FOTO: D.R.

Além disso, apenas um por cento cumpre todos os parâmetros para uma saúde oral correcta, que pressupõe escovagem duas ou mais vezes ao dia, utilização de fio dentário e ida ao dentista no mínimo duas vezes por ano.

 

O autor do estudo informa que a frequência da lavagem dos dentes está em muito relacionada com as habilitações literárias dos pais.    

 

"Quanto mais escolarizados são os pais, maior é a probabilidade de  o jovem escovar os dentes duas ou mais vezes por dia, seguindo as recomendações  clínicas", disse Nélio Veiga.

 

Quem mora nas zonas urbanas têm mais tendência a adoptar bons hábitos orais, em detrimento dos que vivem em zonas rurais.     

 

No estudo apenas 4,4 por cento admitiu usar fio dentário e 13 por cento garantiu nunca ter ido a uma consulta de dentista.

 

Cinquenta por cento dos inquiridos respondeu ir ao dentista para consultas de rotina, 28 por cento fazem-no devido a dores nos dentes e os restantes 22 por cento admitem outros motivos.

 

Para o investigador é necessário criar um programa para melhorar as rotinas dos jovens.

 

"Em Portugal, as desigualdades registadas no acesso aos cuidados de  saúde oral das populações são bem evidentes, resultando do facto de, na  sua maioria, serem exercidos no sector privado, condicionando o acesso dos  mais desfavorecidos por falta de recursos financeiros", concluiu.  

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)