Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Um milhão de portugueses pode estar mal hidratado

Um milhão de portugueses poderá estar mal hidratado, de acordo com o Instituto de Hidratação e Saúde (IHS) que lançou esta quarta-feira “recomendações” para sensibilizar a população para o consumo de água nestes dias de calor.
11 de Agosto de 2010 às 17:58
Cerca de um milhão de portugueses pode estar mal hidratado
Cerca de um milhão de portugueses pode estar mal hidratado FOTO: Júpiter Images

"A desidratação pode provocar cansaço, dores de cabeça, dificuldade de concentração e mal-estar geral. Pode, igualmente, afectar de forma significativa as funções físicas e mentais e é um factor de risco relativamente a certas doenças", alerta a nutricionista do Conselho Científico do IHS, Patrícia Padrão.

O IHS destaca a necessidade de aumentar a ingestão de líquidos em situações  fisiológicas especiais (febre, vómitos ou diarreia, por exemplo), em caso  de gravidez ou lactação, quando há condições ambientais associadas a maior  perda de água corporal, como temperatura e altitude elevadas, ou aquando da prática de exercício físico. 

Segundo o IHS, as crianças e os idosos merecem uma atenção especial e é importante que sejam ingeridas pequenas quantidades de líquidos de cada vez e frequentemente ao longo do dia.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)