page view

Unidade de Saúde da Ilha de Santa Maria equipada com TAC de "última geração"

Novo TAC representou um investimento que ultrapassou os 400 mil euros.

29 de junho de 2026 às 19:39

A Unidade de Saúde da Ilha de Santa Maria, nos Açores, foi equipada com um aparelho de Tomografia Axial Computorizada (TAC) de "última geração", que evita deslocações de doentes para fazerem o exame, disse esta segunda-feira o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM).

Segundo o presidente do executivo açoriano, José Manuel Bolieiro, que esta segunda-feira visitou a unidade de saúde e o equipamento, no âmbito da visita estatutária de dois dias à ilha de Santa Maria, o novo TAC representou um investimento que ultrapassou os 400 mil euros.

O equipamento foi adquirido ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

"[O TAC] tem uma capacidade magnífica de realizar exames complementares de diagnóstico e potencia melhor fidedignidade às informações que se pretendem obter", disse.

Bolieiro acrescentou que o aparelho, que começou a funcionar em novembro de 2025, realizou até à data mais de 400 exames de diagnóstico.

Segundo o líder do Governo Regional, o TAC permite "gerir melhor não só o estado de ansiedade dos doentes" sujeitos ao exame como, também, eventualmente, evitar deslocações, designadamente à ilha de São Miguel e ao Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada.

Salientou ainda que o serviço "não tem lista de espera" e o TAC pode até, no futuro, auxiliar os hospitais de São Miguel na realização destes exames de diagnóstico.

Também constitui uma oportunidade para a região dar "corpo prático" à vontade estratégica com a complementaridade das capacidades instaladas no Serviço Regional de Saúde e nas diferentes geografias do arquipélago, vincou.

O investimento insere-se no âmbito do projeto do Hospital Digital, apoiado pelo PRR, referindo a secretária regional da Saúde dos Açores, que acompanhou o presidente do Governo Regional, que o projeto já está "totalmente concluído" nas ilhas de Angra do Heroísmo, Terceira e Graciosa.

Na ilha de São Miguel foi iniciada a integração do HDES e da Unidade de Saúde de Ilha, revelou Mónica Seidi aos jornalistas.

"Nós não temos um sistema informático único, mas temos a possibilidade de os diferentes sistemas informáticos comunicarem entre si", explicou a secretária regional da Saúde, salientando que os médicos e os utentes têm a gestão clínica mais facilitada porque "podem consultar e evitar que se façam exames desnecessários".

Mónica Seidi adiantou que, também no âmbito do PRR, o executivo açoriano adquiriu três viaturas elétricas para a Unidade de Saúde de Ilha de Santa Maria, que chegarão em meados de julho, entre outros equipamentos clínicos.

Segundo o Estatuto dos Açores, o Governo Regional tem de visitar cada uma das ilhas do arquipélago pelo menos uma vez por ano, com a obrigação de reunir o Conselho do Governo na ilha visitada.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Boa Tarde

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8