Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Universidade de Coimbra atualiza código de praxe

O Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra atualizou o código de praxe e passa a proibir expressamente a realização de qualquer pintura sobre caloiros ou novatos e ainda a mobilização destes dentro do horário letivo.
1 de Março de 2013 às 10:53

"Esta atualização teve como objetivo a introdução de alterações a determinados artigos, de modo a que a praxe sirva o seu propósito primordial, que é a integração de todos os estudantes num espírito e vivência únicos no mundo", explica o Magnum Concillium Veteranorum - Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra.

O Conselho de Veteranos impede ainda "qualquer forma de extorsão ou usurpação exercida sobre bens cuja propriedade seja do caloiro ou do novato, mobilizado ou gozado".

Defende ainda o Magnum Concillium Veteranorum a proibição do "desenvolvimento de atividades que lesem física ou psicologicamente outrem".

"Estas alterações foram feitas, essencialmente, em duas vertentes. Uma, no sentido de regulamentar e limitar a chamada praxe de gozo do Caloiro, outra, reestruturando o modo de funcionamento do Senatus Praxis", explicam.

praxe veteranos universidade Coimbra alterações
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)