Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Universidades no top mundial

Academias do Porto, de Coimbra, de Lisboa e a Técnica no ranking das 500 melhores.
16 de Agosto de 2013 às 01:00

As universidades do Porto, de Coimbra, de Lisboa e a Técnica de Lisboa estão entre as 500 melhores do Mundo, segundo o ranking publicado ontem pela Universidade de Jiaotong, de Xangai, na China.

Num ranking que analisa mais de 1200 instituições, este top tem pela primeira vez a Universidade de Coimbra listada entre as posições 400 a 500. Para João Gabriel Silva, reitor da UC, "este reconhecimento é importante para a instituição, mas também para o País".

A única universidade que subiu no ranking em relação a 2012 foi a de Lisboa, que passou para a lista das 400 melhores. Um pouco abaixo está a Técnica. O ranking ainda separa as duas universidades, que foram alvo de fusão este ano.

Cruz Serra, reitor da nova Universidade de Lisboa, pede mais apoio do Governo: "Espero que a dotação do próximo Orçamento de Estado seja em linha com o desempenho das universidades portuguesas, e que permita consolidar os resultados", acrescentando que "as universidades não aguentam mais cortes". A segunda melhor de Portugal é a do Porto, que se mantém nas posições do top 400.

Este ranking é liderado pela Universidade de Harvard (EUA) e tem no top 10 oito instituições dos EUA e duas do Reino Unido.

unviersidades Porto Coimbra Lisboa ranking
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)