Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Universitários alertados para cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai iniciar uma campanha de sensibilização para a prevenção contra o cancro do colo do útero, em dez universidades de todo o país, com o objectivo de diminuir o número de casos no nosso país.
4 de Março de 2009 às 16:33
A vacina está disponível para raparigas a partir dos 12 anos
A vacina está disponível para raparigas a partir dos 12 anos FOTO: João Relvas/Lusa

Vítor Veloso, presidente da LPCC, referiu que o objectivo desta campanha é alertar jovens entre os 18 e os 26 anos para os perigos desta doença e informá-las acerca dos vários tipos de prevenção que existem, incluindo esclarecimentos acerca da vacinação e da prevenção primária, como forma de evitar informações erradas e até a falta de informação.

Vítor Veloso garantiu ainda a segurança da vacina, que pode ser tomada a partir dos 12 anos, reconhecendo a dificuldade que algumas famílias possam encontrar  no acesso à vacina, devido ao seu preço elevado (cerca de 500 euros).

 

Durante cinco semanas, dez universidades vão ser palco desta iniciativa: a Universidade de Aveiro, a Universidade do Minho, o Instituto Politécnico de Leiria, as Faculdades de Ciências e de Letras da Universidade do Porto, a Universidade de Évora, a Universidade de Gambelas e Penha (Algarve), a Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ICSTE), a Universidade Lusófona e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 

Durante a presença desta iniciativa nas universidades, a LPPC juntará diversão e informação em jogos onde as alunas poderão responder a perguntas sobre o tema, através de uma roda electrónica que gira aleatoriamente. Para além disso, a campanha contará com o apoio de figuras publicas, como as actrizes Rita Pereira e Ana Guiomar e as artistas Joana Vasconcelos e Ana Free, entre outras.

 

Portugal é o país da Europa onde este cancro, causado pelo vírus papiloma humano, tem mais incidência e onde se registam cerca de 900 novos casos por ano e mais de 300 com desfechos mortais.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)