Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Urgência está sem enfermeiros

A Urgência Básica do Centro de Saúde (SUB) de Odemira não tem as condições necessárias de qualidade e segurança na assistência quando um dos dois enfermeiros de serviço sai na ambulância de Suporte Imediato de Vida (SVI), deixando a unidade com apenas um enfermeiro.
27 de Agosto de 2011 às 00:30
Ordem dos Enfermeiros diz que só estava um médico e um enfermeiro na Urgência para socorrer criança em paragem cardíaca
Ordem dos Enfermeiros diz que só estava um médico e um enfermeiro na Urgência para socorrer criança em paragem cardíaca FOTO: LUÍS GUERREIRO

O alerta é feito ao CM por Júlio Branco, secretário da direcção da Ordem dos Enfermeiros. "A integração do enfermeiro que tripula a ambulância de Suporte Imediato de Vida quando está a fazer serviço de urgência não está a ser encarada na perspectiva da segurança do cidadão", afirmou.

A preocupação do enfermeiro vem ao encontro de alguns casos reportados à Ordem dos Enfermeiros. Uma das ocorrências revelou-se fatal. Tratou-se do caso de uma criança estrangeira, de 22 meses, em paragem cardiorrespiratória depois de ter sido atropelada. Foi transportada por familiares. Deu entrada na Urgência do centro de saúde numa altura em que a equipa de profissionais era constituída por "apenas um médico e um enfermeiro", afirmou Júlio Branco.

Segundo o representante da Ordem dos Enfermeiros, aquele número de profissionais é "insuficiente" para prestar a assistência adequada, após as manobras de reanimação.

O bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, reforça as preocupações: "A equipa de uma Urgência básica, diz a lei, tem dois médicos e dois enfermeiros em presença física. É inaceitável a saída de um enfermeiro de uma forma rotineira e frequente deixando a unidade com um elemento, número que fica abaixo dos mínimos aceitáveis porque pode haver dois doentes urgentes em simultâneo." O Ministério da Saúde e a Administração Regional de Saúde do Alentejo não prestaram esclarecimentos ao CM.

URGÊNCIA ENFERMEIROS ODEMIRA CENTRO DE SAÚDE SAÚDE
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)