Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Urgências mudam na Grande Lisboa

Os doentes do concelho de Sesimbra deixaram de receber atendimento no Hospital Garcia de Orta, em Almada, desde o dia 1 de abril e estão a ser encaminhados para o Centro Hospitalar de Setúbal.
12 de Abril de 2013 às 01:00

Segundo fonte do Hospital Garcia de Orta, por enquanto apenas são tratados naquela unidade os utentes de Sesimbra dos centros de saúde que ainda não atualizaram os sistemas informáticos para a referenciação de consultas e cirurgias.

Em Lisboa, o atendimento de doentes urgentes também muda, e os hospitais de Santa Maria e S. José passam a concentrar Urgências, designadamente de doentes com grandes traumas. Santa Maria passa a concentrar as Urgências noturnas, das 20h00 às 08h00, e aos fins de semana, das áreas da Oftalmologia, Cirurgia Vascular, Cirurgia Plástica, Neurologia, Gastroenterologia e Psiquiatria. A Urgência do Otorrino já funciona nesta unidade desde o verão. Quanto ao S. José, ainda não está definido o ‘mapa’ da Urgência. Luís Cunha Ribeiro, presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, explicou ao CM que a entrada em funcionamento daquelas especialidades é progressiva nos próximos três meses e que estará a funcionar em pleno em junho.

"Estamos a otimizar os serviços na Área Metropolitana de Lisboa nas especialidades que são deficitárias de recursos humanos pelo envelhecimento dos quadro, e há que manter a adequada resposta aos doentes", sublinhou Luís Cunha Ribeiro. Segundo o responsável, a concentração das Urgências é feita nas unidades com maior número de profissionais.

O Ministério da Saúde afirma que a reorganização das Urgências "não se faz por uma questão de poupança" mas de qualidade e eficiência, que se obtém com "concentração e massa crítica, evitando redundâncias e dispersão de serviços".

urgencias sesimbra grande lisboa hospital garcia de orta almada centro hospitalar de setubal
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)