Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Utentes vão aceder aos dados clínicos até Junho

Os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vão poder aceder a alguns dados clínicos através do Portal da Saúde, o site do Ministério da Saúde. Esse acesso poderá ser possível até ao final de Junho.
6 de Janeiro de 2012 às 13:00
Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Maria Augusta Sousa, e o Secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira
Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Maria Augusta Sousa, e o Secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira FOTO: Bruno Colaço

O anúncio foi feito esta sexta-feira pelo Secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira, no simpósio 'Enfermagem, sistemas de informação e financiamento em Saúde: CIPE e Experiências de utilização efectiva', que decorre durante o dia desta sexta-feira na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Henrique Martins, coordenador da Comissão para a Informatização Clínica, afirmou ao CM que, de forma faseada, os utentes poderão aceder “a alguma informação” clínica, não estando previsto, para já, o acesso a todos os dados cínicos.

Para efectivar o processo, tem havido reuniões entre a tutela e a Comissão Nacional de Protecção de Dados.

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Maria Augusta Sousa, defendeu o direito dos portugueses terem acesso à sua informação clínica. “Os utentes são proprietários dos seus dados clínicos e por isso devem poder aceder a essa informação”, afirmou Maria Augusta Sousa ao CM.

Germano Couto, eleito futuro bastonário dos enfermeiros, defendeu a partilha da informação clínica dos utentes do SNS entre os médicos e os enfermeiros. “Há uma falha nos sistemas de informação porque os enfermeiros só acedem à informação dos cuidados de enfermagem e não têm acesso aos dados registados pelo médico, o que resulta num prejuízo da qualidade dos cuidados em saúde”, afirmou Germano Couto.

utentes sns dados clínicos portal da saúde maria augusta sousa bastonária henrique martins
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)