Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Vacina da AstraZeneca vai ser utilizada em pessoas até aos 65 anos

DGS esclarece que vacina da AstraZeneca “deve ser preferencialmente utilizada para pessoas com 65 ou menos anos”.
Diogo Torgal Ferreira 9 de Fevereiro de 2021 às 08:21
Vacina da AstraZeneca
Vacina da AstraZeneca FOTO: Reuters
A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu esta segunda-feira uma norma em que estabelece que, até novos dados estarem disponíveis, a vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca “deve ser preferencialmente utilizada para pessoas com 65 ou menos anos de idade”. Ainda assim, e apesar da nova ressalva, “em nenhuma situação deve a vacinação de uma pessoa com 65 ou mais anos de idade ser atrasada se só estiver disponível” a vacina produzida pela companhia farmacêutica britânico-sueca. Indicação idêntica é dada para os casos em que “só estiver disponível uma vacina de mRNA” – nas vacinas mRNA é introduzido no corpo um mensageiro de ácido ribonucleico (mRNA na sigla em inglês), que contém informação genética sobre o vírus e engana o corpo para que seja ele próprio a produzir a proteína do agressor.

Ainda sobre a vacina da AstraZeneca, através da norma divulgada ontem, a DGS informa que “não existem dados sobre a administração desta vacina durante a gravidez” e que estudos feitos em animais “não indicaram efeitos negativos no feto ou na grávida”. Logo, “se os benefícios esperados ultrapassarem os potenciais riscos para a mulher, a vacina poderá ser considerada, por prescrição do médico assistente”, esclarece a DGS. Quanto à amamentação, “desconhece-se se a vacina é excretada no leite humano, no entanto, por ser uma vacina de um vetor viralgeneticamente modificado sem capacidade replicativa, não é expectável a existência de efeitos adversos na criança amamentada”, esclarece-se ainda.

De recordar que Portugal recebeu no último domingo um lote de 43 200 vacinas da AstraZeneca, o primeiro deste laboratório farmacêutico.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Covid-19 da AstraZeneca DGS Direção-Geral da Saúde saúde medicina preventiva questões sociais
Ver comentários