Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Vacina da gripe para mais doentes

Doenças graves e debilitantes com medicamento gratuito.
Cristina Serra 19 de Setembro de 2016 às 15:49
Pessoas com mais de 65 anos têm acesso gratuito à vacina da gripe
Pessoas com mais de 65 anos têm acesso gratuito à vacina da gripe FOTO: Getty Images

Portugal comprou este ano 1,2 milhões de doses da vacina da gripe, mais cerca de 50 mil do que no ano passado. O custo das vacinas ascende a 3,2 milhões de euros.

Este aumento de doses vai permitir que a vacinação gratuita no Serviço Nacional de Saúde seja alargada a mais utentes, além dos grupos de risco.

O objetivo, explica ao CM Graça Freitas, subdiretora-geral da Saúde, é abranger um grupo de pessoas com menos de 65 anos que sofram de "doenças muito graves e debilitantes".

"São doenças menos frequentes, mas muito graves", acrescentou Graça Freitas, sem especificar, porém, quais vão ser abrangidas. As normas de orientação clínica só serão publicadas entre os dias 24 e 27 deste mês.

Está previsto as vacinas da gripe chegarem aos centros de saúde no dia 3 de outubro, por ser o primeiro dia útil do mês.

A partir dessa data, podem ser vacinadas gratuitamente todas as pessoas com mais de 65 anos e profissionais de saúde.

A Direção-Geral da Saúde recomenda a vacinação também a doentes crónicos e a grávidas. Quem não for abrangido pela gratuitidade da vacina, deve adquiri-la nas farmácias.

"As vacinas da gripe são escolhidas anualmente pela Organização Mundial de Saúde e as que adquirimos são coincidentes com os vírus que atualmente circulam no hemisfério sul", explica Graça Freitas. Assim sendo, as vacinas da gripe adquiridas por Portugal vão incluir os vírus H3N2, H1N1 e o vírus do tipo B.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)