Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Vacina grátis para quem tem mais de 65

As vacinas da gripe serão gratuitas para quem tem mais de 65 anos, a partir de Outubro de 2012, caso o Ministério da Saúde aceite uma proposta da Direcção-Geral da Saúde para a inclusão da vacina no Plano Nacional de Vacinação.
29 de Março de 2012 às 01:00
Apenas metade da população acima dos 65 anos, um grupo de risco, é vacinada contra a gripe
Apenas metade da população acima dos 65 anos, um grupo de risco, é vacinada contra a gripe FOTO: Getty Images/Simulação

A medida foi anunciada ontem pelo director-geral da Saúde, Francisco George, na audição na Comissão Parlamentar da Saúde, requerida pelo PSD para saber o desenvolvimento dos programas nacionais na área da saúde. Francisco George justificou a proposta com o facto de apenas metade das pessoas com mais de 65 anos se vacinar contra a gripe todos os anos.

"As pessoas ainda não se aperceberam da importância da vacina da gripe, que previne complicações graves e evita a morte. Estimávamos que era causa de morte de 1500 portugueses, mas agora sabemos que, em média, morrem por ano 2500 pessoas" vítimas de gripe, afirmou Francisco George. A vacina da gripe é actualmente vendida mediante receita médica e tem comparticipação do Serviço Nacional de Saúde.

Francisco George foi ouvido na mesma comissão acerca da falta de regulamentação das medicinas não convencionais. Manuel Branco, terapeuta de naturopatia, que assistia à audição, disse ser "mentira" o que o director-geral da Saúde estava a dizer: George referia-se à data da realização da segunda reunião da Comissão Técnica Consultiva. Francisco George insurgiu--se e pediu à deputada Antónia Almeida Santos, presidente da Comissão de Saúde, para impedir a saída de Manuel Branco da sala. "Não admito que nesta casa, na Assembleia da República, me chamem mentiroso. Isto vai ter consequências", afirmou. Antónia Almeida Santos acalmou os ânimos alegando não ter ouvido "o conteúdo das declarações" de Branco.

VACINA GRIPE FRANCISCO GEORGE SAÚDE PLANO
Ver comentários