Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Vacinas grátis para idosos

A vacina da gripe vai ser gratuita para todas as pessoas a partir dos 65 anos. A medida, que alarga o universo dos beneficiários – deixam de ser abrangidos apenas os idosos carenciados – entra em vigor a 1 de Outubro. No total, serão disponibilizadas 1,1 milhões de vacinas gratuitas.
21 de Setembro de 2012 às 01:00
Centros de saúde disponibilizam as vacinas
Centros de saúde disponibilizam as vacinas FOTO: istockphoto

A vacina estará disponível apenas nos centros de saúde e não necessita de receita ou guia médica para ser administrada. Basta que o utente se apresente nos serviços de vacinação do seu centro de saúde.

A proposta foi feita ao Ministério pela Direcção-Geral da Saúde, em Março de 2012, e pretende atingir uma taxa de cobertura das pessoas com mais de 65 anos na ordem dos 60%. "Temos uma cobertura de apenas 50 por cento porque as pessoas ainda não se aperceberam da importância da vacina da gripe, que previne complicações graves", afirmou o director-geral da Saúde, Francisco George, acrescentando que este é um problema reconhecido e motivado por alguns movimentos antivacinas.

"Para ultrapassar esse problema, há que facilitar o acesso às vacinas, nomeadamente de pessoas que pertençam a grupos de risco, como é o caso dos mais idosos", sublinhou Francisco George ao CM. Segundo o director-geral da Saúde, a gripe é responsável pela morte de 2400 pessoas por ano em Portugal. Há uns anos acreditava-se que o número de óbitos rondava os 1500. Os utentes que não são abrangidos pela vacinação gratuita devem adquirir a vacina na farmácia, sendo, para o efeito, necessária receita médica. 

vacinas idosos gripe beneficiários
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)