page view

Vaga de calor provoca excesso de mortalidade

Instituto Ricardo Jorge indica que há 950 mortes acima do esperado desde 26 de julho.

17 de agosto de 2025 às 01:30

Portugal regista desde 25 de julho uma média diária superior a 300 mortes. É uma situação nunca vista nos últimos 11 anos e que conduz a um excesso de mortalidade que se aproxima dos 1000 óbitos. O aumento da mortalidade coincide com uma vaga de calor que nesta altura coloca a maior parte do território continental com temperaturas superiores a 32 graus.

O Instituto Ricardo Jorge reporta que, desde 26 de julho, houve mais 950 mortes do que o esperado, possivelmente relacionado com as altas temperaturas. “Desde 26 de julho, temos cerca de 950 óbitos em excesso”, indica Ana Paula Rodrigues, médica de saúde pública, do Instituto Ricardo Jorge. “As regiões que foram mais afetadas, no início, foram as do Norte. Agora começamos a ter excessos de mortalidade nas regiões a Sul, em Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo”, sublinhou à RTP a mesma responsável. Neste período, os dias de maior mortalidade foram 29 de julho, com 362 óbitos, e 7 desde mês, com 349 mortes.

O excesso de mortalidade ocorre depois de um outro período de calor intenso que marcou o final de junho e início do último mês e no qual se verificara 284 óbitos em excesso. A vaga de calor inédita, que atinge vários países da Europa, levou os comissários da Comissão Pan-Europeia do Clima e da Saúde, organismo ligado à Organização Mundial de Saúde, a alertarem para que os eventos climáticos extremos na Europa que são uma emergência de saúde.

SAIBA MAIS

Mortes na Europa

A Comissão Pan-Europeia do Clima sublinha que a mortalidade relacionada com o calor aumentou 30% nas últimas duas décadas, tendo sido registadas mais de 100 mil mortes em 35 países europeus em 2022 e 2023.

Riscos associados ao calor

Assinalam os peritos que o calor além de fazer aumentar a afluência às urgências (por problemas cardíacos, pulmonares e renais, por exemplo), também afeta a saúde mental: o sono piora, a ansiedade aumenta e a função cognitiva diminui.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8