Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Vaga de frio obriga a colocar mais médicos

Plano contra a gripe levou o ministro da Saúde a efetuar uma ronda por vários hospitais.
João Saramago 6 de Dezembro de 2014 às 11:40
Imagem de um tornado
Imagem de um tornado FOTO: Direitos Reservados

Um tornado atingiu ontem o concelho de Cascais, num dia marcado pelo início da vaga de frio que deverá colocar grande parte do continente sob temperaturas negativas. Para fazer face ao frio e à gripe, o ministro da Saúde, Paulo Macedo, realizou uma ronda por vários hospitais nos últimos dias, para aferir das condições das urgências. As administrações hospitalares reclamaram mais meios humanos.

O Hospital Amadora-Sintra reclamou a contratação de mais doze médicos. A explicação da administração para o reforço reside no acréscimo previsto de doentes nas urgências. Outro dos hospitais visitados foi o do Barreiro/Montijo, que apresentou o Plano de Contingência para o Inverno.

O hospital de Santarém anunciou que o ministro autorizou a contratação de mais 60 enfermeiros. Macedo visitou ainda as unidades das Caldas da Rainha, Garcia de Orta (Almada), Póvoa de Varzim e Aveiro.

Com a massa de ar frio polar a chegar a Portugal, as temperaturas começaram a baixar. Ontem, pelas 08h00, registaram-se temperaturas negativas em várias localidades. Em Melgaço, a população foi atingida na última semana por um surto de virose. O rotavírus – que provoca vómitos, diarreia e dores de cabeça – atingiu na maioria crianças, mas, embora os farmacêuticos apontem como "anormal" a afluência em busca de medicamentos, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho esclareceu que "foram identificados apenas 30 casos".

No concelho de Cascais, registou-se um tornado, que se formou ao largo do Cabo Raso, ao final da manhã. Ao aproximar-se de terra o tornado acabou por desfazer-se não tendo causado estragos, apurou o CM junto da Câmara de Cascais.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)