Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Valença investe 150 mil euros na remoção de amianto

No total, serão removidos 2.200 metros quadrados de placas de fibrocimento.
23 de Fevereiro de 2015 às 20:27
Telhado com amianto
Telhado com amianto FOTO: Vítor N. Garcia

A Câmara Municipal de Valença está a investir cerca de 150 mil euros na remoção das coberturas em fibrocimento do parque escolar da EB 2,3 / S do concelho, anunciou esta segunda-feira a autarquia local.

Em comunicado, a Câmara liderada pelo social-democrata Jorge Mendes adiantou que a intervenção já está a decorrer no edifício polivalente do complexo escolar da EB 2, 3 / S, e nos passadiços, entre blocos, deste estabelecimento de ensino.

No total, serão removidos 1.400 metros quadrados de placas de fibrocimento, no edifício do polivalente, e cerca de 800 metros quadrados nos passadiços que ligam os edifícios.

Para o presidente da Câmara, Jorge Mendes, citado na nota enviada à imprensa, "a segurança e a qualidade das escolas é importante para garantir um ensino de qualidade em Valença".

De acordo com aquela autarquia, "as placas removidas serão substituídas, no polivalente, por um painel 'sandwich', com estruturas de isolamento térmico e acústico e, nos passadiços, por placas perfiladas de aço lacado".

A operação de remoção das placas de fibrocimento, que serão encaminhadas para um aterro de resíduos industriais, "está a ser realizada de acordo com as normas de segurança exigidas", como por exemplo, "medidas de redução de impacto ambiental das mesmas, medições dos níveis de amianto antes e depois da retirada das estruturas".

Segundo o executivo municipal, aquela empreitada foi aprovada pela Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEST), e "candidatada ao programa comunitário Novo Norte, aguardando aprovação de financiamento".

Paralelamente, adiantou a autarquia, vai avançar a requalificação dos espaços do bar, secretaria e zona da cantina daquele complexo escolar.

Intervenções consideradas "fundamentais para dar mais funcionalidade ao estabelecimento de ensino, bem como para criar um espaço para o atendimento aos encarregados de educação".

valenaç remoção amianto
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)