Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

'Vamos Salvar Portugal' faz inquéritos a doentes com Covid-19

Objetivo é interromper a cadeia de transmissão do vírus.
Manuel Jorge Bento 3 de Dezembro de 2020 às 10:56
Pandemia está fora de controlo
Pandemia está fora de controlo FOTO: EPA

A Administração Regional de Saúde do Norte e o município de Gondomar estão a implementar o projeto-piloto 'Vamos Salvar Portugal', que implementa naquele concelho uma equipa para realizar inquéritos relativos à COVID-19. Inclui técnicos superiores da câmara municipal, que tiveram uma formação prévia, e visa "otimizar os contactos com os casos positivos, por forma a torná-los mais céleres e, assim, interromper mais rapidamente as cadeias de transmissão na comunidade gondomarense", indica a autarquia em comunicado.

O projeto, refere, "pretende ser uma resposta às queixas da população gondomarense relativas à demora no contacto com os munícipes, numa primeira fase, que testaram positivo à COVID-19 e, numa segunda fase, que possam ter estado na rede de contactos de um caso positivo – pessoas essas que o infetado terá contaminado involuntariamente". No arranque desta iniciativa, havia 1800 pessoas que, em Gondomar, ainda não tinham sido contactadas pela ARS/Norte e os contactos demoravam cinco a seis dias. "Atualmente, com o reforço desta equipa, os contactos estão em dia, nas duas fases essenciais para interromper as cadeias de transmissão: quer na fase inicial em que é contactado o infetado, quer na segunda fase em que são contactados os indivíduos que possam ter sido contaminados por esse infetado", refere a câmara liderada por Marco Martins. O projeto funciona no Gondomar GoldPark.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Gondomar Vamos Salvar Portugal Portugal Norte Covid-19 Administração Regional de Saúde do Norte política
Ver comentários