page view

VCI cortada à noite um mês para erguer viaduto pedonal

Empreitada está a ser realizada no período noturno e obriga ao corte de circulação entre S. Roque e mercado abastecedor.

02 de março de 2025 às 01:30

A montagem da futura passagem pedonal sobre a Via de Cintura Interna (VCI), que vai ligar o Estádio do Dragão ao renovado Matadouro, obriga ao corte total de trânsito entre S. Roque/Campanhã e mercado abastecedor, da meia-noite às 06h00, o que já está a ocorrer desde quinta-feira. A conclusão da intervenção está prevista para dia 20.

Durante a empreitada, vão ser instaladas vigas metálicas laterais e centrais, além da laje pré-fabricada do tabuleiro, redes de proteção, corrimãos, redes elétricas e de águas pluviais. Toda a estrutura, com 48 metros de extensão e seis de largura, pesa aproximadamente 78 toneladas. Foi projetada pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, em parceria com os arquitetos da OODA.

O viaduto pedonal integra o projeto de reconversão do antigo Matadouro Industrial. “A passagem aérea, enquanto jardim e miradouro, é o remate mais visível de uma abordagem que cria uma nova identidade marcante, uma imagem única e irrepetível, mas que promove uma narrativa de unidade entre a memória do que existia com a ambição do que o futuro irá oferecer”, lê-se na descrição do projeto. “Embora com um desenho inovador, remete tanto para a memória da construção local e muito presente em construções análogas (telha cerâmica, elementos metálicos, vidro e grandes vãos fabris) como também, na sua forma, procuram sugerir uma leveza no seu conjunto, uma grande membrana fina que levita, com uma remetência subtil para uma plasticidade têxtil como evocação da grande força dessa indústria na região”, indica.

O Matadouro está a ser transformado num espaço-âncora na reabilitação da zona oriental da cidade. Abrirá no início de 2026.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8